Em divulgação à campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Cariri do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, realizou na manhã do Domingo, 10/08, uma Corrida de Rua pela cidade com o objetivo de intensificar a conscientização sobre o fim da violência contra a mulher.

Os participantes percorreram por um trajeto de 5 quilômetros no total, tendo como ponto de partida a praça Pedro Batista, localizada na Avenida Bernardo Sayão, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade, em direção ao ponto de chegada situado em frente à Feira Coberta, na Rua Julieta Zeferino de Oliveira.

Cerca de 200 pessoas, entre caririenses e de cidades vizinhas, participaram da corrida que encerrou com uma cerimônia para distribuição de brindes e medalhas entregues pelas autoridades políticas da cidade a cada participante, incluindo o oferecimento de um café da manhã servido no próprio local.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Tetin, da vice-prefeita Ivonete Pereira, da primeira-dama Ana Paula Carvalho, da secretária municipal da mulher e cidadania Katielle Rodrigues, do vereador presidente da Câmara Legislativa Municipal, Júnior Chaveiro e vereadores, além do apoio da Polícia Militar, da OAB e dos agentes de trânsito do Detran.

Na oportunidade, o prefeito Tetin falou sobre a divulgação do Agosto Lilás 2025. “Hoje é um dia muito especial, pois a Secretaria da Mulher foi criada para minimizar os problemas da nossa sociedade feminina com o apoio da nossa gestão e da Câmara Municipal, pois a união entre os poderes é importante para que possamos avançar cada vez mais pelo fim da violência”; disse.

Para a secretária municipal da mulher e cidadania, Katielle Rodrigues, a Lei Maria da Penha é muito importante para garantir a proteção das mulheres, mas é necessário que cada pessoa faça sua parte para que a Lei possa ser executada; e por isso a importância da campanha Agosto Lilás como forma de conscientizar a população sobre o assunto.

“Sabemos que a Lei Maria da Penha completou 19 anos e é um dos marcos mais importantes para nós mulheres, mas precisamos agir, denunciando aos órgãos competentes qualquer tipo de violência contra a mulher, por meio dos números 180 ou 190”; enfatizou Katielle, destacando que a Secretaria da Mulher também está pronta para auxiliar no que for necessário.