A Prefeitura de Cariri do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na quarta-feira, 03/12, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para o quadriênio 2025/2028.

Sediado nas dependências da Câmara Legislativa Municipal e aberto à participação da população caririense, a realização do Fórum teve como objetivo debater e tomar decisões sobre a criação de políticas públicas relacionadas com a defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase nos mais vulneráveis.

Entre os participantes estavam: o prefeito Tetin; a primeira-dama e secretária de assistência social, Ana Paula Carvalho; o vereador presidente da Câmara Municipal, Júnior Chaveiro; a articuladora municipal do Selo Unicef, Rosana Melo; a equipe de Conselheiras Tutelares, o Núcleo de Cidadania e Adolescentes (Nuca), além de secretários e diretores.

“Hoje realizamos o Fórum do Selo Unicef, em que reafirmamos o nosso compromisso com as crianças e adolescentes do nosso município e, como secretária de Assistência Social, tenho consciência da importância da união para fortalecer nossos serviços e trazer proteção e dignidade às nossas crianças e adolescentes”; disse Ana Paula Carvalho.

Na oportunidade, a articuladora do Selo Unicef, Rosana Melo, falou sobre a importância do Fórum. “Viemos debater sobre nossas metas e objetivos para os próximos anos, e a realização deste fórum é muito importante para discussão dessas políticas públicas para que elas cheguem efetivamente onde devem chegar, que são nossas crianças e adolescentes”; esclareceu.

Durante a realização do Fórum os participantes debateram sobre inclusão social de jovens, crianças e adolescentes, e foram divididos em grupos com o objetivo de planejar estratégias ou projetos que visam melhorar as políticas públicas do município voltadas às crianças e adolescentes, nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras.