A Secretaria Municipal de Saúde de Cariri do Tocantins, por meio da Diretoria Municipal de Atenção Primária, realizou na tarde da quarta-feira, 23/11, uma programação especial para todos os homens caririenses com faixa etária a partir dos 18 anos de idade em diante, para divulgação da campanha Novembro Azul.

O Novembro Azul é uma campanha que promove com maior ênfase ao longo de todo o mês de novembro a conscientização voltada à saúde masculina, com foco na disseminação de informações sobre o câncer de próstata e o incentivo ao hábito pela realização dos exames preventivos, mediante consulta médica.

Durante a programação especial que ocorreu no período das 13:00h às 19:00h, foi inicialmente promovida uma roda de conversa com todos os participantes reunidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Pedro Pires Filho, para uma abordagem sobre a importância da divulgação da campanha, ministrada pelo médico clínico, Rodrigo Disconzi.

A secretária municipal de saúde, Vanessa Vancetto Nazato, realizou a abertura da programação apresentando o médico clínico convidado que na ocasião explanou assuntos correspondentes ao que é o câncer de próstata, sintomas mais comuns da doença, tipos de tratamento, formas de prevenção, principais causas do câncer de próstata e outros esclarecimentos.

No decorrer da programação especial do Novembro Azul, o público masculino caririense ainda recebeu atendimento odontológico, consulta médica, orientações de vigilância em saúde, sessão de massagem corporal, sessão de auriculoterapia, aplicação de vacinas dentre outros, além da participação em sorteios realizados no próprio local para recebimento de brindes.